domingo, 31 de agosto de 2008

Homenagem do Casarão ao Mal Osorio


Como notório personagem da história do Exército Brasileiro, o nosso herói Osorio também está eternizado no interior do pátio Plácido de Castro no Casarão da Várzea.

O busto criado em sua homenagem encontra-se entre os canteiros dos canhões e por muitos é passada por despercebida.
O grupo então resolveu investigar essa história riquíssima em detalhes, perguntando para oficiais e procurando nos livros históricos do colégio referências que pudessem ajudar-nos. Foi o Ten. Cel. Delano que nos mostrou como decifrá-la.

Toda a história nos remete à humilde infância do então Mal. Osorio. Como já dissemos em sua biografia no blog, nosso herói não teve recursos afim de proporcionar-lhe estudos qualificados. Assim com seu espírito solidário, Osorio viria, anos mais tarde, a enxergar as dificuldades encontradas pelos filhos dos militares que lutaram a favor da pátria na Guerra do Paraguai principalmente em relação aos estudos.

Foi nessa ocasião que Osorio esboçou um projeto de um colégio o qual pudesse fornecer estudos de alto nível para os filhos dos militares mortos na Guerra do Paraguai. Em outras palavras, foi Osorio quem principiou a idéia da construção do que hoje chamamos de Casarão da Várzea. E por isso, em 1958, foi doado ao colégio pelo 13° Regimento de Cavalaria, ou simplesmente Regimento Osorio, em razão do Sesquicentenário do seu nascimento, um busto em homenagem ao nsso eterno herói.
Nao há bibliografias, pois essa história não se encontra em livros.
Por Roballo

Nenhum comentário: