sexta-feira, 13 de junho de 2008

Vida de Osório

O General Osório (Manuel Luiz de Osório) é conhecido como Patrono de Armas de Cavalaria do Exército brasileiro e herói da Guerra do Paraguai. Este valente soldado nasceu em Nossa Senhora da Conceição do Arroio, atual cidade de Osório no Rio Grande do Sul, no dia 10 de maio de 1808 e morreu no Rio de Janeiro no dia 04 de outubro de 1879, aos 71 anos. Era filho de pais humildes, e sua instrução não foi realizada de modo regular. Seu pai, o senhor Manuel Luis, era peão nascido em Santa Catarina, descendente de casais açorianos, e sua mãe a senhora Ana Joaquina Luíza Osório, era natural de Santo Antônio da Patrulha, de família proprietária de terras. A gleba de seus pais situava-se próxima à Lagoa dos Barros, local onde hoje está o Parque Marechal Osório. O General Osório iniciou a carreira militar aos catorze anos de idade, durante a Guerra da Independência do Brasil (1822-1823), combatendo as tropas do exército português estacionadas na Província da Cisplatina (atual Uruguai). Por Nicolas

5 comentários:

Cap Luciana disse...

Existem textos duplicados.

Louca da periferia disse...

Olá, pessoal!

Acabei de ler o texto de vocês! Ufa! Quanta informação! Vocês leram tudo?
Há muita coisa interessante, mas o ideal seria selecionar e tornar o blog mais atrativo, mais criativo. Sei que não é fácil, mas se quiserem vcs conseguem!
Sei ainda que vcs são capazes de fazer várias correções do português:
1) construção de parágrafos inteiros (é por assunto, lembram?);
2) uso de maiúsculas e minúsculas;
3)concordância;
4) reler é sempre importante, qualquer digitador comete seus erros e há vários erros de digitação. Pensem que o blog, uma vez publicado, leva o nome do CMPA!

Um abraço,

Cap Célia Câmara.

Cap Luciana disse...

Queridos alunos,

em primeiro lugar gostaria de reiterar meus comentários anteriores: o texto continua recheado de erros de digitação e erros de português, além de haver parágrafos repetidos. Volto a sugerir que leiam o texto produzido antes da postagem.

Achei bastante interessante a seção intitulada "CURIOSIDADES DA GUERRA DOS FARRAPOS". Acho que esta é a idéia do trabalho: trazer coisas novas. Entretanto a estrutura do blog está bastante pobre. A cronologia de Osório pode ser apresentada de modo mas dinâmico, assim como a descrição "A maior das batalhas". Por último o texto descreve a Guerra dos Farrapos e em seguida são postadas pinturas referentes a batalhas da Guerra do Paraguai. Fica confuso para o leitor!

Mãos à obra! Corrijam os erros, pois a próxima será a última postagem.

Cap Luciana

Louca da periferia disse...

Aí, pessoal bloguista!

Verifiquem uma informação que vcs postaram sobre a expresão gaúcha "tchê". De ondes vcs tiraram aquela informação? A fonte é confiável? Até onde sei seria uma corruptela do "usted", do espanhol, ou castelhano, conforme queiram.

Abraço, e não esqueçam: é sempre bom verificar a procedência das informações.

Cap Célia Câmara

Cap Luciana disse...

Mais um detalhe....

Em todo o blog não aparece o nome dos autores!

Cap Luciana